CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Venda de etanol em janeiro é o maior já registrado no país

Em contrapartida o consumo de gasolina teve queda no primeiro dia do ano
venda de etanol
Em contrapartida o consumo de gasolina teve queda no primeiro dia do ano

Em contrapartida o consumo de gasolina teve queda no primeiro dia do ano

Etanol: Demanda em alta e preços competitivos

O etanol se mantém como opção mais vantajosa para os consumidores brasileiros, impulsionado pelo aumento constante no preço da gasolina. Apesar dos reajustes no preço do álcool, a diferença em relação à gasolina continua significativa, como apontam dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), analisados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Números expressivos de consumo

Em janeiro de 2018, o consumo de etanol no Brasil atingiu 1,037 bilhão de litros, o maior volume já registrado para o mês. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 55,3%. A entrega de etanol aos postos de combustíveis chegou próximo a 1,5 bilhão de litros em janeiro, demonstrando a competitividade do etanol hidratado em relação à gasolina. A paridade entre os combustíveis ficou em 71,5%, sendo o etanol mais vantajoso para o consumidor.

Safra e perspectivas futuras

A Unica confirmou que a maioria das indústrias priorizará a produção de etanol. Apesar da previsão de chuvas acima da média em março, que pode afetar a colheita em algumas regiões, a expectativa é de uma safra positiva. A associação dos plantadores de cana do oeste paulista (Canaoeste) relatou que algumas indústrias já iniciaram a safra 2018 e se preparam para a segunda etapa em 15 de março. A maior demanda por etanol pode levar a uma redução em seu preço, com alguns postos já reduzindo o valor do litro em até 20 centavos em algumas cidades.

A pesquisa da ANP divulgada pela Unica apontou uma média de 71% de paridade entre os combustíveis no Brasil. Porém, em alguns casos, a gasolina chegou a custar R$ 1,21 a mais que o etanol, a maior diferença já observada. O aumento da gasolina, atrelado ao preço internacional do petróleo, abriu espaço para a alta competitividade do etanol. As vendas de gasolina caíram 9% em relação a janeiro do ano passado, totalizando 3,38 milhões de litros.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.