Dados são referentes ao mês de junho; coordenador do centro de pesquisa do Sincovarp analisa o momento do comércio
O comércio de Ribeirão Preto apresentou resultados positivos em junho, com um aumento de mais de 4% nas vendas em comparação ao mês anterior. Segundo pesquisa do CPV (Cincovarp), comerciantes demonstram otimismo para os próximos meses.
Cenário de vendas em junho
Embora tenha havido uma queda de 5,23% em relação a maio – resultado considerado normal para a época do ano – o mês de junho mostrou estabilidade após um crescimento expressivo nos meses anteriores. Esse crescimento inicial foi impulsionado pela comparação com o período mais crítico da pandemia em 2022. A expectativa positiva se mantém devido às datas comemorativas importantes que ainda estão por vir, como Dia das Crianças, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo.
Otimismo do setor e projeções futuras
O índice de confiança dos empresários, monitorado pelo CPV, se mantém em 3,5 pontos (em uma escala de 1 a 5, sendo 5 o mais otimista), indicando uma perspectiva positiva. O fechamento do semestre com alta de mais de 4% e o último trimestre com crescimento superior a 6% reforçam esse otimismo. Essa recuperação é especialmente significativa para os lojistas que enfrentaram dificuldades durante a pandemia, com fechamento de portas, readaptações e demissões.
Leia também
Mercado de trabalho e perspectivas econômicas
O setor também demonstra recuperação no mercado de trabalho. Apesar de uma pequena queda no número de vagas em junho, a projeção para julho é de crescimento de 4,2%, impulsionada pelo planejamento de contratações para as datas comemorativas. Embora a inflação e a alta dos juros representem obstáculos, a expectativa é de uma retomada econômica interessante até o final do ano, com crescimento gradual no número de empregos, incluindo a possibilidade de efetivação de funcionários temporários. A recuperação do mercado de trabalho, inclusive com a reposição de vagas perdidas durante a pandemia, contribui para o fortalecimento do comércio local e regional, atraindo consumidores de outras cidades.
O comércio de Ribeirão Preto demonstra resiliência e um futuro promissor, impulsionado por resultados positivos, otimismo do setor e recuperação do mercado de trabalho. A expectativa é de um crescimento contínuo, fortalecendo a economia local e regional.



