CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas do comércio varejista de Ribeirão em janeiro têm pequena queda em relação ao mesmo período de 2021

Coordenador do Centro de Pesquisas do Varejo afirma que o recuo era esperado e tem relação com à pandemia
vendas comércio varejista Ribeirão
Coordenador do Centro de Pesquisas do Varejo afirma que o recuo era esperado e tem relação com à pandemia

Coordenador do Centro de Pesquisas do Varejo afirma que o recuo era esperado e tem relação com à pandemia

As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto registraram uma queda média de 0,5% em janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Centro de Pesquisas do Varejo. Em relação a dezembro de 2021, a redução foi maior, atingindo 8%, devido ao desempenho positivo do comércio no último mês do ano passado.

Leve Queda nas Vendas e Estabilidade do Mercado

Apesar da leve queda, o cenário aponta para um momento de estabilidade em Ribeirão Preto. Segundo Diego Galéu Alberto, pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisas do Varejo, a redução era esperada, uma vez que janeiro costuma ser um mês mais fraco para as vendas, e sucede um período de alta nas vendas de fim de ano. A alta de novembro e dezembro, impulsionada por uma demanda reprimida da pandemia, gerou um efeito rebote natural em janeiro.

Redução de Postos de Trabalho e Confiança dos Lojistas

O Sincovarp registrou uma redução de 3,88% no volume de postos de trabalho no varejo. Este fato também é considerado natural, devido à redução de contratações temporárias de fim de ano. Entretanto, a pesquisa indica que muitos funcionários temporários foram efetivados. Em relação à confiança dos lojistas, houve uma queda no otimismo, refletindo preocupações com a variante Ômicron, aumento de internações por Covid-19 e o acirramento do debate político. A pontuação de confiança caiu de 3 para 2,88 em uma escala de 1 a 5 (1 sendo muito pessimista e 5 muito otimista).

Setores que se Destacaram e Perspectivas para 2022

Apesar do cenário, alguns setores se destacaram em janeiro. Materiais de construção, itens de tecnologia e produtos relacionados à educação (devido ao início das aulas) mantiveram um bom volume de vendas. Para 2022, espera-se um cenário econômico desafiador, com inflação persistente e impactos da pandemia. Contudo, o comércio varejista de Ribeirão Preto demonstra resiliência, com lojistas bem preparados para lidar com a inflação e a gestão de estoques, o que contribui para a prosperidade dos negócios.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.