CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Violência contra idosos em São Paulo assusta

Em 2016, 27% das denúncias feitas ao Disque 100 foram de agressão contra pessoas da terceira idade
violência contra idosos
Em 2016, 27% das denúncias feitas ao Disque 100 foram de agressão contra pessoas da terceira idade

Em 2016, 27% das denúncias feitas ao Disque 100 foram de agressão contra pessoas da terceira idade

A população idosa da região metropolitana de Ribeirão Preto deve superar as demais regiões do estado de São Paulo em 2050, segundo projeções. Este cenário preocupa, principalmente considerando o aumento da violência contra idosos no país. Dados do IBGE apontam quase 20 milhões de idosos no Brasil, representando 11% da população.

Violência contra idosos: um problema crescente

Um levantamento do governo do estado de São Paulo, em parceria com a Ouvidoria dos Direitos Humanos, registrou um crescimento de 10% nas denúncias de violência contra idosos em 2016, chegando a 7.284 casos em 2017. As agressões variam de física e psicológica a abuso financeiro e violência patrimonial, muitas vezes praticadas por pessoas próximas.

Consequências devastadoras

Sebastião Mendes, vítima de agressão gratuita, relata a experiência traumática. Cintia Confela, responsável por uma casa de repouso, destaca os impactos irreversíveis da violência na saúde física e mental dos idosos, incluindo a perda da vontade de viver. Luiz Fonseca, um motorista de 62 anos, descreve o ataque sofrido por um jovem lutador de artes marciais após um desentendimento no trânsito, enfatizando as sequelas psicológicas que persistem mesmo após a cicatrização dos ferimentos físicos.

Como denunciar

Para combater a violência contra idosos, o Disque 100 oferece atendimento 24 horas para denúncias. Além do telefone, é fundamental registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil em caso de agressão. A conscientização e a denúncia são armas importantes para proteger os mais vulneráveis.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.