CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você conhece o ‘Golbol’? Saiba o que é este esporte através de uma reflexão!

Luiz Puntel nos faz pensar na importância do esporte na vida das pessoas com deficiência; ouça o 'Oficina de Palavras'
Você conhece o ‘Golbol’
Luiz Puntel nos faz pensar na importância do esporte na vida das pessoas com deficiência; ouça o 'Oficina de Palavras'

Luiz Puntel nos faz pensar na importância do esporte na vida das pessoas com deficiência; ouça o ‘Oficina de Palavras’

O professor Luiz Puntel apresentou nesta segunda-feira uma palavra estrangeira relacionada ao esporte paralímpico, Você conhece o ‘Golbol’, o goalball, durante o quadro Oficina de Palavras. O goalball é um esporte exclusivo para pessoas com deficiência visual, jogado por duas equipes de três jogadores cada, que ficam vendados e tentam marcar gols arremessando uma bola pesada com as mãos em uma rede de 9 metros de largura por 1,5 metro de altura.

O Brasil tem se destacado no goalball, especialmente nas competições masculinas. A seleção brasileira conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012, o bronze no Rio de Janeiro em 2016 e o ouro em Tóquio em 2020.

  • Início com uma equipe feminina em Atenas, 2004.
  • Três medalhas paralímpicas na categoria masculina: prata (2012), bronze (2016) e ouro (2020).
  • O jogo é disputado em dois tempos de 12 minutos cada.

Histórico do goalball no Brasil:

Atleta destaque: Marco Antônio Almeida, de Ribeirão Preto, é atleta da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Advirp) e já foi campeão em torneios internacionais juvenis. Recentemente, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil de Goalball na Coreia do Sul, onde o Brasil perdeu para o time anfitrião por 9 a 5.

Nova fase na carreira: Com 18 anos, Marco Antônio foi contratado pelo Centro de Excelência em Saúde e Inclusão (CESI) em São Paulo para integrar a equipe de base de goalball. Ele planeja continuar os estudos nas áreas de sociologia e filosofia e é considerado um talento promissor no esporte paralímpico.

Informações adicionais

A Advirp atende mais de 200 educandos na região de Ribeirão Preto e sul de Minas Gerais, oferecendo atividades educacionais, esportivas e culturais para pessoas com deficiência visual. Marco Antônio e seu irmão Zé Eduardo, também deficiente visual, são exemplos do trabalho da instituição.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.