Criminosos se passam pelo Detran para pedir dinheiro das vítimas com a justificativa de regularizar a habilitação
Golpistas estão aplicando um novo golpe relacionado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Você recebeu alguma SMS falando sobre, alertam autoridades. A fraude consiste no envio de mensagens informando que a CNH do destinatário será suspensa ou cassada, acompanhadas de uma cobrança por uma suposta taxa de regularização.
As mensagens incluem links para sites que imitam com perfeição o portal oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), induzindo as vítimas a realizar depósitos de dinheiro. Muitas pessoas, assustadas com a ameaça, acabam caindo no golpe.
Atuação dos criminosos: O golpe não está restrito ao estado de São Paulo, mas ocorre em diversos estados brasileiros. As quadrilhas envolvidas são consideradas cada vez mais profissionais na elaboração das fraudes.
Recomendações das autoridades: Especialistas recomendam que, diante de qualquer comunicação que envolva dinheiro, o cidadão deve desconfiar e buscar confirmação por canais oficiais, como os números 0800 do Detran ou dos bancos. É importante não fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos sem verificar a autenticidade da solicitação.
Casos semelhantes: Golpes envolvendo mensagens falsas não são novidade. Empresas como a CPFL já enfrentaram situações em que criminosos se passavam por representantes para pedir dinheiro, o que levou a campanhas de conscientização para alertar a população.
Entenda melhor
Em caso de dúvidas sobre notificações relacionadas à CNH ou outros serviços, consulte sempre os canais oficiais do Detran ou do órgão competente antes de tomar qualquer ação. Não faça pagamentos ou forneça informações pessoais por meio de links recebidos por mensagem.



