Fique por dentro das regras e confira dicas sobre o que fazer com o dinheiro
O abono do PIS/Pasep começou a ser pago neste mês, e muitas pessoas que têm direito a receber esses benefícios já se perguntam como melhor utilizá-lo. Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, conversamos com especialistas.
Quem tem direito ao abono salarial?
Trabalhadores do setor privado nascidos entre janeiro e abril que têm direito ao PIS já podem receber o pagamento. O valor corresponde aos meses trabalhados em 2020. Para ter direito, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada, ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base, estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, destinado a servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil. Em ambos os casos, o valor pode chegar a um salário mínimo, dependendo dos meses trabalhados. Apenas quem trabalhou os 12 meses do ano anterior recebe o valor total.
Como usar o abono do PIS/Pasep?
O economista José Rita Moreira explica que a melhor forma de usar o abono varia de acordo com a situação financeira de cada pessoa. Para quem está endividado, a prioridade deve ser quitar dívidas mais caras, como as de cheque especial e cartão de crédito. Já aqueles que estão com as finanças em dia podem usar o dinheiro para realizar desejos antigos, como comprar um eletrodoméstico ou dar entrada em uma moto, por exemplo. Para famílias endividadas, o economista sugere a possibilidade de investir o abono ou guardá-lo para uma compra futura, sem o peso de dívidas.
Leia também
Planejamento financeiro
Para aqueles que estão endividados, guardar parte do abono e esperar por melhores oportunidades para gastá-lo pode ser uma estratégia interessante. Aguardar a retomada do mercado de trabalho e a geração de empregos formais pode trazer mais segurança para novas aquisições. Os calendários completos de pagamento do PIS e Pasep podem ser acessados nos sites da Caixa e do Banco do Brasil, respectivamente.



