CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você sabia que o uso moderado do álcool pode ajudar no controle de doenças?

Em contrapartida, o uso excessivo pode ser prejudicial à saúde; quem traz os detalhes é o cardiologista Fernando Nobre
Você sabia que o uso moderado
Em contrapartida, o uso excessivo pode ser prejudicial à saúde; quem traz os detalhes é o cardiologista Fernando Nobre

Em contrapartida, o uso excessivo pode ser prejudicial à saúde; quem traz os detalhes é o cardiologista Fernando Nobre

O consumo moderado de bebidas alcoólicas, Você sabia que o uso moderado do álcool pode ajudar no controle de doenças?, especialmente o vinho, tem sido objeto de diversos estudos que investigam sua relação com a saúde cardiovascular. O cardiologista Fernando Nobre, em sua coluna CBN Saúde, destaca que o consumo controlado de álcool pode estar associado à redução do risco de algumas doenças, embora também possa aumentar a incidência de outras, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Desde o início da transmissão da CBN em Ribeirão Preto, em 5 de março de 2013, a coluna CBN Saúde tem oferecido orientações sobre cuidados cardiovasculares. Para marcar o aniversário de 10 anos da emissora, a Rede Globo, da qual a CBN faz parte, lançou o livro “Caros e Caras Ouvintes da CBN: Lições para Cuidar Bem do Coração”, que reúne as principais participações do Dr. Fernando Nobre nesse período. Um dos textos destacados aborda o tema “Consumo de vinho, mito ou realidade?”.

Benefícios e riscos do consumo moderado de álcool

Segundo o cardiologista, o consumo de bebidas alcoólicas dentro de determinados limites está relacionado à diminuição das doenças cardiovasculares. Estudos indicam que consumidores moderados de álcool podem apresentar até 9% menos infartos. No entanto, essa prática também está associada a um aumento do risco de AVC, o que exige uma análise cuidadosa desses dados.

O consumo regular de vinho, em particular, tem sido amplamente discutido na literatura científica e na imprensa. Alguns estudos indicam que o consumo de até 30 gramas de etanol por dia para homens e 15 gramas para mulheres pode trazer benefícios cardiovasculares. Para se ter uma ideia, essa quantidade de etanol está presente em aproximadamente 300 ml de vinho, uma garrafa convencional de cerveja ou duas doses de bebida destilada, como uísque.

O paradoxo francês e a dieta mediterrânea: O chamado “paradoxo francês” é um fenômeno observado em regiões da França onde a população, apesar de apresentar altos índices de tabagismo e outros fatores de risco, não registra as taxas esperadas de infarto. Isso é atribuído ao consumo regular e moderado de vinho nessas populações, que pode exercer um efeito protetor ao coração.

Além disso, um estudo publicado em uma revista científica de renome mundial mostrou que pessoas com alto risco cardiovascular que adotam a dieta mediterrânea — rica em frutas, hortaliças, verduras, legumes, cereais, leguminosas, oleaginosas e peixes — e consomem vinho com moderação (até sete doses semanais) apresentam maior sobrevida. Os benefícios dessa dieta associada ao vinho incluem a redução das gorduras sanguíneas, melhora da ação da insulina, diminuição da inflamação e melhora das condições das artérias, além de uma leve redução da pressão arterial.

Cuidados e limitações do consumo de álcool

Apesar dos possíveis benefícios, o consumo de bebidas alcoólicas pode acarretar problemas sérios de saúde, como doenças do aparelho digestivo e desenvolvimento de dependência química, que é uma condição grave e prejudicial. Por isso, o cardiologista ressalta que os benefícios do consumo de vinho devem ser avaliados com cautela e sempre considerando o equilíbrio.

Em resumo, o consumo de vinho e sua relação com a saúde cardiovascular não pode ser classificado simplesmente como mito ou realidade. A recomendação é que o consumo seja moderado e integrado a um estilo de vida saudável, evitando excessos que possam causar danos.

Entenda melhor

O consumo moderado de álcool é definido como até 30 gramas de etanol por dia para homens e 15 gramas para mulheres, quantidades que variam conforme o tipo de bebida. O vinho, quando consumido dentro desses limites e associado a uma dieta equilibrada, pode contribuir para a saúde cardiovascular, mas não elimina os riscos associados ao álcool.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.