O Botafogo-SP definiu mais uma mudança em seu elenco para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. O meia Marquinho foi comunicado pela diretoria de que não terá o contrato renovado e já está liberado das atividades no clube. O jogador tinha vínculo até 30 de junho e não participou do treinamento realizado nesta quinta-feira no campo de apoio do estádio Santa Cruz.
A saída do atleta já vinha sendo discutida internamente. Sem espaço com o técnico Cláudio Tencati, Marquinho perdeu prestígio ao longo da temporada e deixou de ser relacionado com frequência para as partidas.
Contratado durante a Série B de 2025 após passagem pelo Académico, de Portugal, o meia teve participação importante na luta contra o rebaixamento. Na temporada passada, disputou 26 partidas, marcou três gols — todos de pênalti — e contribuiu com uma assistência.
Neste ano, porém, atuou apenas oito vezes e não conseguiu se firmar como alternativa para a posição ocupada por Rafael Gava. A avaliação interna é de que o jogador não correspondeu às expectativas quando recebeu oportunidades.
Renovação próxima
Enquanto Marquinho está de saída, outro meio-campista caminha para permanecer no clube. O volante Matheus Sales está próximo de ativar uma cláusula contratual que garante a renovação automática de seu vínculo.
Leia também
Segundo apuração da reportagem da CBN Ribeirão, o jogador precisa atuar em apenas mais uma partida para atingir a meta prevista em contrato. Atualmente, ele tem 18 jogos com a camisa botafoguense. Caso entre em campo contra o Vila Nova, na próxima segunda-feira, às 20h, em Goiânia, terá o contrato prorrogado automaticamente até o final de 2027.
Matheus Sales retornará à equipe justamente na próxima rodada após cumprir suspensão diante da Ponte Preta. Ele deve substituir Leandro Maciel, que recebeu o terceiro cartão amarelo, em Campinas.
O volante chegou ao Tricolor em um momento de retomada na carreira após enfrentar problemas de saúde relacionados ao diagnóstico de lúpus. Desde então, ganhou espaço com Tencati e se tornou uma das peças importantes do elenco.
Mudança na comissão técnica
Outra alteração confirmada pelo clube ocorreu na comissão técnica. O auxiliar Aléssio Antunes pediu desligamento do Botafogo-SP por motivos pessoais.
Profissional de confiança de Cláudio Tencati, Aléssio trabalhava há anos ao lado do treinador em diferentes clubes. O Pantera ainda não definiu se contratará um substituto.
Enquanto isso, o técnico do time sub-20, William Alves, vem auxiliando a comissão principal e já esteve no banco de reservas na partida contra a Ponte Preta.
Foco no Vila Nova
Sem vencer há nove rodadas na Série B, o Tricolor segue a preparação para enfrentar o Vila Nova, vice-líder da competição. A partida será disputada na próxima segunda-feira, às 20h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia.
Além de Matheus Sales, o técnico Cláudio Tencati não poderá contar com os lesionados Jonathan, Carlos Eduardo, Darlan e Marco Antônio, que seguem em tratamento no departamento médico.



