A chuva intensa registrada em Guariba nesta quarta-feira (9) inundou 21 escolas da rede municipal e também afetou unidades básicas de saúde e centros de saúde. Segundo o prefeito Francisco Dias Manso, foram registrados 30 milímetros de chuva em apenas uma hora, o equivalente a quase metade da média histórica de setembro no município, que é de 71 milímetros.
As aulas da rede municipal, que reúne cerca de 5 mil alunos, foram suspensas nesta quinta-feira (10) e continuarão interrompidas até segunda-feira (14). O prefeito afirma que as equipes trabalham para reparar os danos e deixar as escolas em condições de funcionamento novamente até o início da próxima semana.
A cidade já havia sido fortemente afetada pelo temporal de 24 de julho, quando houve danos em escolas, unidades de saúde, empresas e quadras esportivas. Segundo o prefeito, os estragos provocados pela chuva desta quarta-feira são menores e, por enquanto, não há previsão de decretar novamente estado de calamidade.
Unidades de saúde
Além das escolas, unidades básicas de saúde e centros de saúde também foram atingidos pela inundação. De acordo com o prefeito, os serviços estão funcionando com metade da capacidade enquanto são realizados reparos.
A expectativa da Prefeitura é concluir os trabalhos até o final da semana e retomar o atendimento das unidades com capacidade plena. Uma equipe da Defesa Civil também acompanha a situação, com uma coordenadora e 11 funcionários atuando no município.
Leia também
Retorno às aulas
A previsão é que os alunos retornem às aulas na segunda-feira, caso as chuvas parem. Segundo o prefeito, não deve ser necessário remanejar estudantes, já que as salas de aula haviam sido reparadas após o temporal de julho e estavam funcionando normalmente.
As quadras esportivas, no entanto, continuam sendo um problema. Todas perderam a cobertura durante o temporal de 24 de julho. Algumas já podem ser utilizadas pelos alunos mesmo sem o teto, enquanto a Prefeitura busca recursos dos governos federal e estadual para reconstruí-las.
Novos estragos
O prefeito afirmou que empresas da cidade que já haviam sido afetadas pelo temporal de julho também podem ter sofrido novos impactos com a chuva desta quarta-feira. Segundo ele, estabelecimentos tiveram telhados destruídos e ainda passam por reconstrução.
Apesar dos novos transtornos, Francisco Dias Manso avalia que os danos da chuva mais recente foram bem menores do que os provocados pelo temporal de 24 de julho. A Prefeitura segue acompanhando a previsão de novas chuvas e os trabalhos de recuperação da cidade.



