A Defesa Civil de Ribeirão Preto reforçou o alerta para os impactos do fenômeno El Niño, que está oficialmente em atuação desde 11 de junho. Segundo o órgão, as alterações climáticas devem se estender pelos próximos 10 a 12 meses, provocando mudanças no regime de chuvas e períodos prolongados de calor e estiagem na região.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Otávio Seminat, Ribeirão Preto está em uma faixa de transição dos efeitos do fenômeno. Com isso, a previsão é de chuvas irregulares, ondas de calor mais intensas e longos períodos de seca, cenário que aumenta o risco de incêndios ambientais.
Risco de incêndios
A principal preocupação da Defesa Civil é o aumento das queimadas durante o período de estiagem. O órgão orienta que a população não utilize fogo para limpeza de terrenos baldios, descarte de lixo ou manejo de áreas rurais, já que a combinação de baixa umidade do ar e ventos favorece a propagação das chamas.
Segundo o coronel Seminat, a prática pode resultar em infrações administrativas e, dependendo da gravidade, configurar crime ambiental. A recomendação é que moradores denunciem queimadas irregulares pelos telefones 199, da Defesa Civil, 193, do Corpo de Bombeiros, ou 190, da Polícia Militar.
Desde o mês passado, quando começou a fase vermelha da Operação São Paulo Sem Fogo, equipes realizam fiscalizações integradas com participação da Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Guarda Civil Metropolitana e outros órgãos, inclusive com apoio de drones.
Leia também
Baixa umidade
Outro fator monitorado diariamente é a umidade relativa do ar. A Defesa Civil considera estado de atenção quando o índice fica abaixo de 30%, alerta quando cai abaixo de 20% e situação de emergência quando atinge menos de 12%.
Conforme o coordenador, para cada nível são adotadas medidas preventivas, que vão desde orientações para evitar atividades físicas nos horários mais quentes até a suspensão de atividades ao ar livre em situações mais críticas.
A população também pode receber alertas diretamente no celular. Para isso, basta cadastrar o CEP da residência enviando uma mensagem para o número 40199. Em situações de risco, o sistema encaminha avisos da Defesa Civil com orientações específicas para cada ocorrência.
Participação da população
Durante a entrevista, o coronel Otávio Seminat destacou que a maioria dos focos de incêndio registrados é causada por ações humanas e poderia ser evitada com medidas simples de prevenção.
“Hoje, infelizmente, 90% dos focos de incêndio urbanos e rurais são decorrentes de ação humana.”
Segundo ele, caso um cidadão presencie uma queimada irregular, a orientação é registrar fotos do local, identificar, se possível, o veículo utilizado pelo responsável e encaminhar as informações à Defesa Civil para auxiliar nas medidas administrativas e na responsabilização dos envolvidos.
O coordenador reforçou que a participação da população é fundamental para reduzir os impactos do período de estiagem e evitar a ocorrência de grandes incêndios ambientais em Ribeirão Preto.



