A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) inaugurou um novo ecoponto para o descarte de resíduos eletrônicos de pequeno porte. A iniciativa faz parte da campanha “Civilidade nas Ruas” e tem como objetivo incentivar a destinação correta de materiais que não podem ser descartados no lixo comum.
O espaço já está em funcionamento e recebe itens como celulares, computadores, monitores e outros equipamentos de informática e comunicação. A ação ocorre em parceria com uma empresa especializada em reciclagem, responsável pela coleta e tratamento adequado dos resíduos.
O que pode e o que não pode ser descartado
O ecoponto aceita equipamentos eletrônicos de pequeno porte, como notebooks, celulares e servidores. Por outro lado, não são recebidos materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, toners, cartuchos e eletrodomésticos de grande porte.
Segundo o presidente da AEAARP Fernando Junqueira, o descarte incorreto desse tipo de material pode causar danos ao meio ambiente e até riscos à saúde, como contaminação e possibilidade de explosões.
Educação ambiental e impacto financeiro
A iniciativa também busca ampliar a conscientização sobre educação ambiental. De acordo com a associação, Ribeirão Preto gasta cerca de R$ 100 milhões por ano com limpeza urbana, valor que poderia ser reduzido com o descarte correto de resíduos.
Além disso, materiais recicláveis podem ser reaproveitados e gerar recursos que, segundo a entidade, são revertidos em ações sociais para a comunidade.
Como utilizar o ecoponto
O ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da AEAARP, localizada na Rua Clemente Ferreira, 330, no Jardim São Luís, em Ribeirão Preto.
A orientação é que a população utilize o espaço para evitar o descarte irregular em ruas e terrenos, contribuindo para a sustentabilidade e a melhoria da limpeza urbana.



