Barracos construídos no local seriam usados para uso e comercialização de drogas
Franca e Morro Agudo foram palco de ações judiciais distintas nesta quarta-feira. Em Franca, uma reintegração de posse resultou no despejo de dez moradores de um terreno na Rua Tufe e Jorge. A operação, conjunta entre Polícia Militar e Guarda Civil, ocorreu pela manhã e teve como objetivo garantir a posse ao proprietário, que moveu ação em 2022. Segundo informações do Major Elder Antônio de Pálio, da Polícia Militar, a ação foi pacífica, não havendo registro de apreensões de produtos furtados ou drogas.
Reintegração de Posse em Franca
A prefeitura de Franca acolheu os moradores desalojados por meio de seu setor de ação social. A área em questão, localizada em um bairro antigo com grande número de idosos, sofria com problemas de furtos e tráfico de drogas devido à presença de moradores em situação de rua que ocupavam o terreno há cerca de três anos. Com a reintegração de posse, a proprietária retoma o controle do terreno.
Operação em Morro Agudo e Condenação do Ex-Prefeito
Em Morro Agudo, a notícia central foi a condenação do ex-prefeito Gilberto Barbete a 13 anos de prisão, em regime fechado, por crimes de responsabilidade, organização criminosa e violação da lei de licitações. A sentença se refere a uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em 2018, que investigou um esquema de fraude em licitações. Embora a operação tenha ocorrido em 2018, a condenação foi proferida apenas nesta semana. A investigação envolveu diversos agentes públicos, e o Ministério Público de Franca também atuou no caso, devido a conexões com investigações em outras cidades da região, como Jardinópolis e Passos (MG).
Leia também
Desdobramentos e Contexto Regional
A condenação do ex-prefeito de Morro Agudo destaca a importância da atuação do Ministério Público no combate à corrupção em âmbito municipal. A investigação teve ramificações em outras cidades, evidenciando a necessidade de cooperação entre diferentes órgãos e instâncias para combater crimes de colarinho branco. A repercussão do caso em Franca e região demonstra a complexidade e os impactos de longo alcance de esquemas de corrupção na administração pública.



