Ouça a coluna ‘CBN Cerveja de Conteúdo’, Taiga Cazarine
Com a celebração da Páscoa, a reunião familiar deste fim de semana ganha um toque especial com a gastronomia, especialmente o consumo de chocolate. Mas você sabia que o chocolate pode ser harmonizado com cerveja? A sommelier Taiga Casarini desvenda esse universo de sabores.
Cerveja e Chocolate: Uma Combinação Inusitada?
Muitos acham estranho harmonizar cerveja com comida, mas a verdade é que a cerveja pode ser uma excelente companhia para diversos pratos, incluindo queijos, pães e embutidos. E, claro, o chocolate não fica de fora! Com a escolha certa do estilo de cerveja, é possível criar combinações surpreendentes.
Dicas de Harmonização para a Páscoa
Para os amantes de chocolate ao leite, a dica é optar por cervejas do tipo Porter, que apresentam notas de café ou chocolate, criando uma harmonia perfeita. Já para o chocolate branco, as Fruit Beers, especialmente as de cereja e framboesa, são uma excelente escolha, proporcionando uma experiência doce e frutada. Para quem prefere o chocolate amargo, as cervejas Stout, mais secas e com um certo amargor, são ideais. Cervejas frutadas também podem ser uma boa opção.
Leia também
Cervejas com Chocolate e Chocolate com Cerveja
Existem cervejas feitas com chocolate, que utilizam técnicas próprias para incorporar o ingrediente. No entanto, a maioria das cervejas com aroma e sabor de chocolate utiliza um malte especial, chamado malte chocolate. E o contrário também acontece: o chocolate com cerveja está se tornando uma tendência, com a criação de receitas como o brigadeiro de cerveja, que leva uma redução da bebida para um toque especial.
Harmonização com Peixes: Uma Opção para a Páscoa
Além do chocolate, a Páscoa também remete ao consumo de peixes. Para harmonizar com peixes, as cervejas de trigo e as Witbier são as mais indicadas. As Witbier, com sua base de trigo e aromas cítricos, proporcionam uma experiência sensorial completa.
Aproveite a Páscoa para explorar novas combinações de sabores, harmonizando chocolate e peixes com cervejas. E lembre-se: o consumo moderado é sempre a melhor opção.