No ano passado foram registrados 1738 crimes deste tipo contra 1488 em 2017, aumento de quase 17%
Os furtos e roubos de carros e motos em Ribeirão Preto aumentaram significativamente em 2018, comparado a 2017. Foram registrados mais de 1.700 casos em 2018, contra quase 1.500 em 2017, um aumento de quase 17%.
Prejuízos para a população
O mecânico Alex Araiva teve seu carro furtado no final de 2018, sofrendo um grande prejuízo por não possuir seguro e ter perdido ferramentas de trabalho avaliadas em cerca de R$ 8.000 a R$ 9.000. Para continuar trabalhando, ele teve que comprar novos equipamentos e um novo carro, adiando planos de expansão da sua empresa.
Ineficiência da Lei do Desmanche
A Lei do Desmanche, que regulamenta a reciclagem de carros em São Paulo, mostrou-se ineficaz na redução dos furtos. Apesar de ter apresentado resultados positivos entre 2014 e 2016, os casos voltaram a crescer nos últimos anos. Segundo o advogado Ademar Gomes Padrão Neto, a lei é focada apenas em São Paulo, não abrangendo todo o mercado de venda de peças e permitindo a migração de veículos com peças roubadas para outros estados. A fiscalização também é considerada ineficiente, concentrando-se apenas em estabelecimentos legalizados, deixando de lado o mercado paralelo.
Leia também
Ação da Polícia Militar
A Polícia Militar de Ribeirão Preto afirma realizar patrulhamento em áreas com maior incidência de crimes e recuperou 1.244 carros e motos em 2018. Apesar dos esforços, o aumento significativo nos casos de furto e roubo demonstra a necessidade de ações mais eficazes para combater esse tipo de crime na cidade. A busca por soluções mais abrangentes e eficientes se faz necessária para garantir a segurança da população e reduzir os prejuízos causados por esses crimes.



