O possível retorno do Orkut reacende a nostalgia dos brasileiros e abre o debate sobre o futuro das redes sociais. O criador da plataforma reativou o site oficial com uma carta aberta e uma contagem regressiva para o lançamento de uma nova rede, com a proposta de combater a fadiga digital e oferecer um ambiente mais saudável, baseado em comunidades, conversas e conexões reais. No auge, em 2008, o Orkut chegou a 120 milhões de usuários no mundo, sendo 36 milhões no Brasil.
Em entrevista ao Conexão CBN, a professora e pesquisadora de redes sociais Patrícia Lima explicou que a nova proposta critica o modelo de plataformas como Instagram e TikTok, que lucram com a atenção dos usuários, a polarização e a publicidade. Para competir com as redes atuais, o Orkut precisará investir em privacidade, moderação de conteúdo, experiência para celulares e recursos que estimulem a participação dos usuários. A possibilidade de recuperar fotos e contas antigas, porém, está descartada. Quem quiser participar da nova plataforma terá que criar um perfil do zero.
A especialista também destacou que o sucesso da rede dependerá da capacidade de ouvir o público e oferecer comunidades úteis, com temas como emprego, saúde e educação. Embora ainda não haja uma data oficial de lançamento nem confirmação sobre o retorno de recursos antigos, como o jogo Colheita Feliz, a proposta já desperta o interesse de milhares de pessoas. Ouça o áudio completo do Conexão CBN e saiba mais sobre os desafios para o retorno do Orkut.