Você já experimentou cerveja de chocolate? Saiba mais sobre a bebida
Cerveja e Chocolate: Uma Harmonização Deliciosa?
Harmonizando Cervejas e Chocolates
A combinação de cerveja e chocolate é uma questão que gera muitas dúvidas. Existem diversos estilos de cerveja que podem harmonizar perfeitamente com o chocolate, dependendo do tipo de chocolate e do perfil da cerveja. Afinal, ovo de Páscoa e cerveja combinam? A resposta é sim, mas não é necessário pensar em harmonizações o tempo todo. Aproveite seu chocolate tranquilamente, seja com ou sem cerveja.
Cervejas com Chocolate no Brasil: Aspectos Legais
No Brasil, a adição de chocolate diretamente à cerveja é proibida, pois o chocolate é considerado um produto de origem animal. Para contornar essa legislação, cervejarias utilizam cacau em pó ou nibs puros, ou então mudam o nome do produto para “bebida mista”, incluindo o ingrediente utilizado na composição. Cervejas importadas, por outro lado, podem conter chocolate na sua receita, sem restrições.
Leia também
Explorando Sabores e Estilos
Além do cacau, outros ingredientes podem ser adicionados às cervejas para realçar o sabor do chocolate, como a aveia (que confere maciez e textura aveludada), lactose (que adiciona doçura), baunilha e café. A maturação em madeira também pode trazer notas de nozes, avelãs e amêndoas, complementando o perfil sensorial do chocolate, com seus toques de baunilha, caramelo, toffee, açúcar mascavo e mel. Algumas cervejas que exemplificam essa combinação são Cacauí (Maldi Braal), Chocolate (Bada em Bada), Noi Chocolato (Noi), Pacacau (Mistura Clássica), Bomb da Bakker e KBS (Founders).
Portanto, a combinação de cerveja e chocolate oferece um universo de possibilidades para explorar. Experimente diferentes estilos e descubra suas harmonizações preferidas, lembrando sempre de consumir com moderação.