A coluna CBN Economia analisa os impactos da escalada das tensões no Oriente Médio sobre os mercados, com destaque para a alta do petróleo e os efeitos sobre a inflação e os juros nos Estados Unidos. Nelson Rocha Augusto explica que o preço do barril do Brent ultrapassou US$ 105 e que a Treasury de dez anos chegou a 5,10%, enquanto a inflação americana permanece elevada.
No Brasil, o colunista destaca a força das exportações e a estabilidade do câmbio, mas aponta preocupação com o preço dos combustíveis. Segundo os dados apresentados na coluna, sem os mecanismos adotados pelo governo para atenuar os efeitos, a defasagem chegaria a 89% no diesel e 31% na gasolina. O diesel também preocupa com o início do plantio da próxima safra agrícola, devido ao peso do combustível no transporte e nas atividades do campo.
A coluna também aborda os impactos do período eleitoral sobre as expectativas econômicas e a importância atribuída por Nelson Rocha Augusto ao Congresso Nacional na discussão sobre o sistema judiciário brasileiro. Ouça a coluna CBN Economia na íntegra para acompanhar a análise.