CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Redes sociais ganham novas regras para a campanha eleitoral de 2026

Mudanças atingem o algoritmo do X (Twitter), enquetes e publicidade eleitoral nas redes sociais durante a campanha.
redes
Tracy Le Blanc/Pexels

A campanha eleitoral de 2026 começou com novas regras para o uso das redes sociais. No Conexão CBN, Patrícia Lima explica as mudanças no algoritmo do X (Twitter), a proibição de enquetes eleitorais e as regras para anúncios pagos, além dos desafios para monitorar conteúdos compartilhados por WhatsApp e Telegram.

Segundo Patrícia, o X ajustou o algoritmo para limitar sugestões de publicações políticas a usuários que não seguem determinados candidatos. Já as enquetes eleitorais feitas por usuários comuns estão proibidas, enquanto pesquisas precisam seguir regras e contar com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A especialista também explica como o chamado dark social, formado por plataformas como WhatsApp e Telegram, pode dificultar o monitoramento de conteúdos durante a eleição.

No Conexão CBN, Patrícia Lima também aborda as diferenças entre as legislações brasileira e norte-americana sobre liberdade de expressão e as críticas às novas regras para as plataformas. Ouça o áudio completo da coluna para entender as mudanças no uso das redes sociais durante a campanha eleitoral.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.