Nesta quinta (16) é comemorado o “Dia da Comida Picante”; Rodrigo Poli, especialista em temperos, fala desses produtos
O dia 16 de janeiro é comemorado como o Dia da Comida Picante. Para falar sobre o tema, Sabia que existem especiarias ainda mais, o programa CBN Sabores conversou com Rodrigo Poli, especialista em temperos com quase 20 anos de experiência.
Variedade de especiarias picantes além da pimenta
Rodrigo explicou que, embora as pimentas sejam as especiarias mais associadas à picância pela ardência que provocam na boca, outras especiarias também apresentam sabor picante, porém sem a sensação de queimação. Entre elas estão a pimenta-do-reino, o cravo-da-índia, a canela, a noz-moscada e o gengibre.
Produtos mais procurados para dar picância aos pratos: Segundo o especialista, a pimenta-do-reino é considerada a base dos temperos na cozinha e está entre os mais procurados. Outros temperos populares incluem noz-moscada, cravo-da-índia, canela e misturas como o lemon pepper (limão desidratado e pimenta-do-reino), o tempero sírio (mistura de cravo, canela, gengibre, noz-moscada, pimenta-preta e pimenta-da-jamaica) e a páprica, que pode ser picante e defumada.
Leia também
Combinações inusitadas e sugestões para iniciantes: Rodrigo destacou que a pimenta pode ser usada tanto em pratos salgados quanto doces, citando combinações como sorvete com pimenta-rosa e chocolate com pimenta. Para quem está começando a experimentar sabores picantes, ele recomenda iniciar com pimentas de menor ardência, como a biquinho, seguida da dedo-de-moça, malagueta e outras até chegar à Carolina Reaper, considerada a mais ardida do mundo. Essas pimentas mais fortes podem ser encontradas em lojas especializadas em Ribeirão Preto.
Incentivo à experimentação na cozinha: O especialista enfatizou que cozinhar é uma oportunidade para experimentar e descobrir novos sabores. Ele sugeriu que as pessoas tenham em casa uma variedade de temperos e especiarias para testar e combinar, o que pode resultar em pratos surpreendentes. Não foram divulgadas receitas específicas, mas a recomendação é explorar e adaptar o paladar gradualmente.
Informações adicionais
Rodrigo Poli é proprietário de uma loja de temperos no Novo Mercadão de Ribeirão Preto e participou do CBN Sabores para compartilhar seu conhecimento sobre pimentas e especiarias, em comemoração ao Dia da Comida Picante.