Na hora de abrir, existem opções que facilitam, na hora de beber, a taça correta ajuda na percepção de aromas; entenda mais!
Na hora de servir um vinho, alguns acessórios podem facilitar e aprimorar a experiência. Juliana Marçola, sommelier, destaca os principais:
Abridores de Garrafa
Os mais comuns são os de alavanca, elétricos ou de ar comprimido. Para os modelos de alavanca menores, prefira os de dois estágios, que facilitam a abertura sem danificar a rolha.
Taças
A estrutura da taça (bojo, haste e base) é fundamental para apreciar aromas e sabores. Lembre-se da importância da temperatura ideal para cada tipo de vinho e segure a taça pela haste para evitar que o calor da mão altere a temperatura da bebida.
Leia também
Decanter
Tradicionalmente usado para vinhos envelhecidos, o decanter separa as borras do líquido. Sua base larga proporciona maior contato com o oxigênio, amaciando e intensificando os aromas de vinhos jovens também.
Acessórios Adicionais
Outros itens importantes são: a tampa para espumantes (preserva o gás); o corta-gotas (evita pingos no rótulo e na mesa); e as adegas climatizadas (ideais para armazenamento).
Com os acessórios certos, a experiência de degustação de vinhos se torna ainda mais prazerosa e completa, permitindo apreciar ao máximo as características de cada bebida.