Confira a coluna ‘Cerveja de Conteúdo’ com Carlos Braghin
Neste episódio de Cerveja de Conteúdo, exploramos a crescente participação feminina no universo cervejeiro.
Mulheres na Cervejaria: Um Cenário em Transformação
O somelier Carlos Braguinho destaca a importância histórica das mulheres na produção de cerveja, desde as ailites da Idade Média até a revolução industrial, onde foram relegadas a segundo plano. Atualmente, porém, observa-se uma retomada significativa, com mulheres despontando como cervejeiras, controladoras de qualidade e em diversas outras funções dentro do mercado cervejeiro. Essa nova realidade reflete uma releitura da história e valorização da expertise feminina.
Cervejarias Lideradas por Mulheres e o Curso de Cervejaria do Instituto Federal de São Paulo
Carlos cita exemplos de cervejarias de sucesso lideradas por mulheres, como a Malteza e a Caças e Descobertas, demonstrando a presença feminina em diferentes regiões e estilos de produção. Ele também destaca a participação feminina em programas e colunas como o próprio Cerveja de Conteúdo. Além disso, menciona o curso de Cervejaria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Sertãozinho, uma ótima opção para quem busca se profissionalizar na área, abrangendo desde a produção industrial em macrocervejarias até áreas como controle de qualidade e análise sensorial.
Leia também
Harmonização: Cerveja e Hambúrguer
A conversa finaliza com uma discussão sobre a harmonização de cerveja e hambúrguer. Carlos recomenda IPAs, devido ao seu amargor que equilibra a gordura do hambúrguer e do queijo. Ele sugere IPAs da Invicta ou da Cerveja Araripina CP 330 como ótimas opções para acompanhar um blend de fraudinha e peito bovino grelhado com cheddar e maionese caseira. Em suma, o programa reforça a importância da participação feminina no mercado cervejeiro e oferece caminhos para quem busca ingressar na área, além de dicas para uma ótima harmonização.