CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem combinação mais perfeita do que queijo e vinho?

No 'Momento do Brinde' conheça as combinações mais harmônicas para diferentes ocasiões
Tem combinação mais perfeita do que
No 'Momento do Brinde' conheça as combinações mais harmônicas para diferentes ocasiões

No ‘Momento do Brinde’ conheça as combinações mais harmônicas para diferentes ocasiões

O CBN Brasil inicia uma série especial de reportagens dedicadas ao universo do vinho, Tem combinação mais perfeita do que queijo e vinho?, começando pela harmonização, uma prática que alia vinhos e receitas para proporcionar novas sensações e experiências gastronômicas. Considerada quase uma arte, a harmonização é fundamental para potencializar o sabor das refeições.

Harmonização entre queijos e vinhos

Para orientar sobre as melhores combinações, o programa convidou Pedro de Guide, professor do Senac e sommelier de vinhos, que explicou os princípios básicos para harmonizar queijos e vinhos. Segundo ele, a harmonização deve considerar o equilíbrio entre o corpo do vinho e o corpo do alimento, buscando uma combinação que valorize ambos os elementos.

“Um prato, um queijo, harmoniza com vários vinhos. O consumo aumenta bastante nessa época. Vamos começar com os queijos brancos”, afirmou Pedro de Guide.

Queijos brancos e vinhos leves: Pedro destacou que os vinhos brancos, por terem menos peso e intensidade, combinam melhor com queijos brancos frescos, que são mais leves. Exemplos citados incluem a burrata, o queijo minas fresco e o queijo de cabra, muito presentes na mesa brasileira.

“Sempre quando a gente vai falar de harmonizações com queijos, a gente sempre começa igualando o corpo do vinho com o corpo do alimento”, explicou o sommelier.

Para esses queijos, ele recomendou vinhos brancos elaborados com as uvas pinot grigio, de origem italiana, e sauvignon blanc, uma uva francesa que confere ao vinho um toque herbáceo, que harmoniza muito bem com o sabor característico do queijo de cabra.

Continuidade da série: O especialista anunciou que a série continuará no dia seguinte, abordando outros tipos de vinhos e os queijos ideais para harmonizá-los, ampliando o conhecimento sobre essa combinação que valoriza a experiência gastronômica.

Entenda melhor

A harmonização entre vinhos e alimentos busca equilibrar características como corpo, intensidade, acidez e sabor para criar uma experiência sensorial agradável. No caso dos queijos, a textura e o sabor influenciam diretamente na escolha do vinho, sendo importante considerar a leveza ou intensidade de ambos para uma combinação harmoniosa.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.