Fundador da microcervejaria de Ribeirão, Marcelo Carneiro se diz seguro da venda; inicialmente mudanças serão administrativas
A cervejaria Colorado, tradicional de Ribeirão Preto, atrásra faz parte da Ambev. A aquisição marca um novo capítulo para a cervejaria artesanal, mantendo suas características e impulsionando sua expansão.
O Acordo e a Manutenção da Essência
A negociação com a Ambev garante a continuidade do trabalho de Marcelo Carneiro, fundador da Colorado, na criação de novos produtos. Além disso, a Ambev se comprometeu a não alterar o quadro de funcionários, composto por 60 pessoas. Segundo Carneiro, a Colorado continuará sendo uma microcervejaria, produzindo cervejas com ingredientes brasileiros que conferem personalidade única aos seus produtos. Essa identidade é um dos fatores que impulsionaram a Colorado a conquistar mercados internacionais, como a Suíça.
A Escola Cervejeira Brasileira
A Ambev anunciou que pretende criar a quinta escola cervejeira mundial, a única brasileira, juntando-se às já consolidadas escolas belga, alemã, americana e inglesa. Carneiro reforça que a Colorado manterá a qualidade de seus produtos para conquistar novos mercados, potencializando o trabalho de criar cervejas com características brasileiras e contribuindo para a formação de uma escola brasileira de cerveja. Ele destaca o potencial do Brasil, o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, para desenvolver sua própria escola cervejeira.
Leia também
O Mercado Artesanal em Expansão
Taiga Casarini, sommelier de cervejas e colunista da Rádio CBN, comenta a nova parceria, afirmando que a Ambev tem adquirido pequenas cervejarias pelo mundo sem comprometer seu estilo artesanal. Ela acredita que as grandes empresas estão reconhecendo a importância da cultura da cerveja artesanal, que está ganhando popularidade e influenciando o consumo. As pessoas estão buscando experimentar coisas novas e diferenciadas, e as grandes empresas já estão atentas a essa tendência.
A Colorado fatura anualmente R$ 18 milhões e vende oito tipos de cervejas, totalizando mais de 140 mil litros de bebidas premium distribuídas no Brasil e em países como França, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Japão. A Ambev, por sua vez, teve início em 1999 e hoje emprega mais de 115 mil pessoas em 23 países.
A aquisição da Colorado pela Ambev representa uma oportunidade para a cervejaria artesanal expandir sua atuação e consolidar a identidade da cerveja brasileira no mercado global.



