CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você conhece quais são tipos de vinhos existentes?

Tranquilos, espumantes e fortificados... saiba quais são as principais diferenças entre as bebidas e escolha sua favorita!
tipos de vinhos
Tranquilos, espumantes e fortificados... saiba quais são as principais diferenças entre as bebidas e escolha sua favorita!

Tranquilos, espumantes e fortificados… saiba quais são as principais diferenças entre as bebidas e escolha sua favorita!

O programa Momento do Brinde da CBN Ribeirão recebeu o sommelier Roberto Coelho para uma conversa sobre os tipos de vinho. Coelho explicou que os vinhos são divididos em três grandes categorias:

Vinhos Tranquilos

Os vinhos tranquilos representam a maior parte da produção mundial e são os mais conhecidos e consumidos. Esta categoria inclui os tintos, brancos e rosés. Sua principal característica é a ausência de gás carbônico, ou seja, não possuem bolhas.

Vinhos Espumantes

Os vinhos espumantes, como o próprio nome indica, são aqueles que produzem espuma ao serem servidos. Essa espuma resulta da liberação do gás carbônico retido na bebida, após a abertura da garrafa. Este gás é produto de uma segunda fermentação, que pode ocorrer em tanques de aço inox ou dentro da própria garrafa, variando de acordo com o método de produção. Exemplos incluem o champanhe, a cava espanhola (ou sparkling em inglês), o prosecco e o asti italianos.

Vinhos Fortificados

Também conhecidos como licorosos, os vinhos fortificados recebem uma dose extra de álcool (geralmente aguardente vínica) durante a fermentação. Isso interrompe a fermentação alcoólica e resulta em um teor alcoólico superior a 17%, podendo chegar a 22% em alguns casos.

O sommelier Roberto Coelho retornará ao programa em um próximo episódio para discutir outros aspectos do mundo dos vinhos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.