O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto recebe nesta quarta-feira (10) o CAMP Casa Grafite, evento que propõe uma experiência de criação musical coletiva aberta ao público. A iniciativa reúne músicos e compositores para desenvolver canções em tempo real, compartilhando ideias, referências e processos criativos diante da plateia.
Idealizado pelo artista Gali Galó em parceria com o músico José Rios, o projeto integra a programação dos 170 anos de Ribeirão Preto e foi viabilizado por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc. A proposta é aproximar o público do processo de composição musical e mostrar como diferentes artistas podem construir obras em conjunto, a partir da troca de experiências e referências.
Composição coletiva
Segundo Gali Galó, o evento é inspirado nos chamados “camps”, encontros criativos bastante utilizados no mercado da música, nos quais compositores permanecem reunidos por horas ou dias para desenvolver novas canções. Durante a atividade, cada artista levará uma ideia inicial, que pode ser uma melodia, um verso ou um tema. A partir desse ponto de partida, os participantes trabalharão coletivamente para desenvolver as músicas.
O objetivo é concluir cinco composições ao longo das seis horas de programação, em um processo que contará com a participação dos músicos convidados e também das pessoas presentes no evento.

Processo criativo
Além de discutir a composição musical, o encontro pretende estimular reflexões sobre criatividade, narrativa, poesia e produção artística. Segundo o idealizador, a composição pode ser construída por diferentes habilidades e sensibilidades reunidas em um mesmo ambiente.
Leia também
A programação prevê a utilização de instrumentos musicais, anotações, rascunhos e materiais criativos que ajudam a ilustrar o processo de construção das canções. Também serão apresentados painéis com referências utilizadas pelos participantes, permitindo ao público acompanhar as etapas que contribuem para o surgimento de uma nova música.
Evento aberto
A atividade contará com a participação de artistas da cena autoral de Ribeirão Preto, entre eles Vine, Marina Dager, Vita, integrantes da banda Quarta Pele e outros convidados.
O evento será realizado das 16h às 22h, no MIS de Ribeirão Preto, localizado na Rua Cerqueira César, 371. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. De acordo com os organizadores, a proposta é receber tanto músicos quanto pessoas sem experiência na área, interessadas em conhecer mais sobre o universo da criação musical e participar da construção coletiva das canções.



