CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comerciantes relatam alívio após volta da permissão de estacionamento nos corredores de ônibus de Ribeirão

Na Avenida Dom Pedro, ponto importante para o comércio da cidade, estacionamento é permitido das 9h às 16h
Comerciantes relatam alívio após volta da
Na Avenida Dom Pedro, ponto importante para o comércio da cidade, estacionamento é permitido das 9h às 16h

Na Avenida Dom Pedro, ponto importante para o comércio da cidade, estacionamento é permitido das 9h às 16h

Os comerciantes das avenidas Dom Pedro e Saudade, Comerciantes relatam alívio após volta da, em Ribeirão Preto, receberam com alívio a retomada das vagas de estacionamento nos corredores de ônibus dessas regiões. A medida foi anunciada pelo prefeito Ricardo Silva, que revogou a proibição de estacionamento nesses locais, vigente desde a inauguração dos corredores em outubro de 2020.

Desde a implantação dos corredores, o comércio local registrou queda no movimento, estimada em cerca de 20%, o que levou ao fechamento de algumas lojas. A restrição ao estacionamento dificultava o acesso rápido dos clientes, segundo relatos dos comerciantes.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Alterações na sinalização e regras de estacionamento

A empresa que gerencia o trânsito na cidade, Rpmov, retirou as placas de proibição de estacionamento e parada na avenida Dom Pedro. Ainda faltam ser instaladas as novas placas que indicam a permissão para estacionamento rotativo na área azul, com cobrança entre 9h e 16h. O estacionamento é permitido em toda a extensão da avenida, da rua Japurá até a rua Pará, exceto em pontos de ônibus e locais com guia rebaixada.

Na avenida Saudade, que é mão única, a novidade é a permissão para estacionar do lado direito, onde antes havia faixa preferencial para ônibus, entre as ruas Rio de Janeiro e José de Alencar.

Reações da população e fiscalização: Apesar da liberação, o número de veículos estacionados ainda é baixo, indicando cautela por parte dos motoristas. Há opiniões divergentes: comerciantes comemoram a possibilidade de aumentar as vendas, enquanto usuários do transporte público manifestam preocupação com a preferência dos ônibus e o impacto no fluxo do trânsito.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O superintendente da Rpmov, Marcelo Gali, afirmou que a fiscalização da área azul será intensificada e que estudos serão realizados para avaliar a viabilidade da medida, especialmente fora do horário de pico.

Contexto histórico e próximos passos

Os corredores de ônibus foram construídos na gestão anterior, com o objetivo de melhorar o transporte público, mas sem flexibilização para o estacionamento na avenida Dom Pedro, o que gerou protestos e reclamações dos comerciantes. A prefeitura implantou vagas de área azul em ruas paralelas, mas os comerciantes consideraram insuficiente.

A Rpmov prevê concluir a instalação da nova sinalização até a primeira quinzena de janeiro. A prefeitura também estuda mudanças no centro da cidade, que serão acompanhadas pela reportagem.

Panorama

A retomada das vagas de estacionamento rotativo nas avenidas Dom Pedro e Saudade representa uma tentativa de equilibrar as necessidades do comércio local e do transporte público em Ribeirão Preto. A medida será monitorada para avaliar seus efeitos no trânsito e na economia da região.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.