Ouça a coluna ‘CBN Cerveja de Conteúdo’, com Bia Amorim
O inverno chegou e com ele a vontade de saborear bebidas mais encorpadas e alcoólicas. Mas será que existe uma temperatura ideal para o consumo de cervejas mais fortes?
Temperatura ideal para cervejas mais alcoólicas
Cervejas mais alcoólicas, que proporcionam maior aquecimento, não devem ser servidas muito geladas. Servi-las geladas demais prejudica o sabor e anula o efeito de aquecimento desejado. A temperatura ideal para o consumo dessas cervejas fica em torno de 8 a 10 graus Celsius.
Tipos de cerveja ideais para o inverno
As cervejas maturadas são ótimas opções para a estação. Elas costumam ser mais alcoólicas e possuem um tempo de validade mais longo. Além disso, os sabores amadeirados e de frutas secas combinam perfeitamente com o clima frio. Alguns estilos recomendados para o inverno são: Doppelbock, Tripel, Golden Strong Ale e Icebock. Cervejas como a Bernardo 12 e as da linha da cervejaria Antuérpia (Chimay e Orval) também são excelentes escolhas, apesar desta última ser mais refrescante.
Leia também
Harmonização perfeita para as cervejas de inverno
Para harmonizar com as cervejas mais encorpadas, que tal queijos mais gordos e macios? Carnes assadas ou braseadas também são ótimas opções. Já para a sobremesa, o ideal são sobremesas cremosas com base de leite, como doce de leite, chocolate e café. Essas combinações garantem uma experiência completa e deliciosa no inverno.
Portanto, aproveite o inverno para experimentar diferentes tipos de cervejas mais alcoólicas, harmonizando-as com os acompanhamentos certos e criando uma atmosfera aconchegante e saborosa.