CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Compartilhe

Preço da carne sobe no início de 2026 e tendência é de alta ao longo do ano

Dados do IBGE apontam aumento nos cortes bovinos, impulsionado por menor oferta e crescimento das exportações
carne
Designs de Stefanut Sava's Images

Os preços da carne bovina registraram alta no início de 2026 e devem continuar subindo ao longo do ano, segundo análise do setor. Dados do IBGE mostram que, entre janeiro e março, as carnes ficaram quase 4% mais caras, com destaque para cortes nobres, como a alcatra, que subiu 7,81%, além de aumentos em cortes como acém, músculo e lagarto.

De acordo com especialistas, o avanço nos preços está ligado ao ciclo da pecuária, marcado pela redução da oferta de animais para abate e pelo aumento das exportações, o que diminui a disponibilidade no mercado interno. Cortes mais nobres tendem a encarecer ainda mais por terem menor rendimento por animal e maior demanda, inclusive internacional.

A expectativa é de que o cenário de alta se mantenha, já que a reposição do rebanho leva de dois a três anos. Com isso, consumidores devem sentir o impacto por mais tempo e buscar alternativas, como carne suína e de frango. Quer entender melhor esse movimento do mercado? Ouça a coluna completa.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.