CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Taxa de analfabetismo cai no Brasil, mas idosos ainda são maioria entre quem não sabe ler

Dados do IBGE mostram redução do analfabetismo de 5,3% para 4,9% em um ano; pessoas com 60 anos ou mais representam 58% do total
analfabetismo
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A taxa de analfabetismo no Brasil caiu de 5,3% em 2024 para 4,9% no ano passado, segundo dados do IBGE. Apesar do avanço, o levantamento mostra que o analfabetismo ainda atinge principalmente a população mais velha. Pessoas com 60 anos ou mais representam 58% dos brasileiros que não sabem ler e escrever.

A alfabetização começa ainda na infância, com o desenvolvimento da consciência fonológica e o contato com as letras e as primeiras palavras. Segundo a professora de ensino fundamental Miriam Ross, o processo se inicia na educação infantil e avança nos primeiros anos do ensino fundamental.

Cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem, passando pelo reconhecimento das letras do próprio nome, formação das primeiras palavras e, posteriormente, o contato com os livros. O processo também envolve compreender o que é lido e aplicar esse conhecimento nas situações do cotidiano.

Leitura

O incentivo à leitura também pode ultrapassar os limites da escola. Em um projeto desenvolvido por uma escola da região, os alunos levam textos para casa nos fins de semana e fazem a leitura para pais e outros familiares.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo a coordenadora pedagógica Renata Bessa, depois da leitura, os familiares registram um retorno sobre a experiência. A proposta é aproximar a família do processo de alfabetização e estimular o contato das crianças com a leitura fora da escola.

A alfabetização, segundo a educadora, não se resume a reconhecer letras e palavras. O objetivo também é desenvolver a capacidade de compreender aquilo que foi lido e utilizar esse conhecimento na vida cotidiana.

EJA

Para quem não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever na infância, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma possibilidade de voltar à sala de aula. Na região, a procura pelo ensino tem aumentado. Segundo Roberta Cristina, chefe de divisão da EJA, o número de alunos matriculados passou de 175 no primeiro semestre para 217 no segundo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entre os estudantes está Vera, de 72 anos. Aposentada, ela deixou os estudos ainda na infância e decidiu voltar à escola em fevereiro deste ano, incentivada por amigas e pelo marido.

Antes de retornar às aulas, Vera sabia escrever apenas o próprio nome e não conseguia ler. Agora, ela já consegue identificar palavras pequenas e tem um objetivo definido: aprender a ler a Bíblia.

A decisão de voltar a estudar depois dos 70 anos chegou a ser questionada por parte da família, mas Vera decidiu seguir em frente. Meses depois, as primeiras palavras lidas já representam uma grande conquista para ela.

A história mostra que o processo de alfabetização pode acontecer em diferentes fases da vida. Da criança que começa a reconhecer as primeiras letras ao adulto que retorna à escola depois de décadas, aprender a ler e escrever também representa uma conquista de autonomia.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.