O Botafogo-SP perdeu mais uma na Série B do Campeonato Brasileiro e chegou à quinta derrota consecutiva na temporada. Diante de apenas 856 torcedores no Estádio Santa Cruz, o Pantera saiu na frente, mas sofreu a virada e foi derrotado pelo Goiás, por 3 a 1.
Hygor abriu o placar para o Tricolor, encerrando um longo período sem marcar, mas Jean Carlos empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Tadeu converteu pênalti após toque de braço de Vilar dentro da área e Cadu Souza, de cabeça, aproveitou outra falha defensiva para definir a vitória do Goiás.
Com o resultado, o Botafogo-SP ocupa agora a 16ª colocação, com 31 pontos, apenas um à frente do Avaí, que empatou por 1 a 1 com o Vila Nova e está na 17ª posição. O Pantera também chegou a seis jogos sem vencer na competição, com cinco derrotas e um empate.
Recorde negativo
A sequência de cinco derrotas consecutivas é a pior do Botafogo-SP em 13 anos. A última vez que o clube havia perdido cinco partidas seguidas foi em 2013, quando acumulou três derrotas pelo Campeonato Paulista e outras duas pela Série D do Campeonato Brasileiro.
O Pantera também não conseguiu aproveitar a oportunidade de enfrentar um adversário que estava próximo na classificação. A equipe marcou primeiro, mas voltou a apresentar problemas defensivos e não conseguiu sustentar a vantagem.
Leia também
- Botafogo-SP perde para Athletic e amplia crise na Série B, com direito a críticas de Tencati e confusão envolvendo Luizão
- Botafogo-SP renova com Cláudio Tencati em meio à crise na Série B e dá advertência ao atacante Luizão
- "Se a gente ver que alguém vai começar a se entregar, então não pode fazer parte do Botafogo-SP", disse Tencati
Pressão
A derrota aumentou a pressão sobre o técnico Cláudio Tencati e sobre a diretoria do Botafogo-SP. Depois da partida, Tencati afirmou que assume responsabilidade pelo momento da equipe e disse que não pretende abandonar o clube.
O treinador afirmou que participou da montagem do elenco e reconheceu que a responsabilidade pelo momento ruim também é dele.
“Eu jamais vou deixar na mão o clube. Se o clube resolver em algum momento fazer alguma mudança, é o clube que tem que julgar esse lado. Eu não sou de abandonar barco, não sou covarde.”
Tencati também revelou que o presidente do Conselho de Administração da Botafogo S/A, Adalberto Batista, esteve no vestiário após a partida para cobrar os jogadores. Segundo o treinador, existe cobrança interna, mas será necessário encontrar uma maneira diferente de reagir ao momento.
Além da pressão interna, um pequeno grupo de torcedores protestou nas proximidades do Estádio Santa Cruz após o apito final. A Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança nas entradas e saídas do estádio.
Z4 próximo
A situação do Botafogo-SP na tabela ficou ainda mais delicada. O Pantera tem 31 pontos, enquanto o Avaí aparece com 30. O Londrina, com 25 pontos, ainda joga na rodada contra a Ponte Preta. América-MG e Ponte Preta completam a zona de rebaixamento.
O calendário também reserva confrontos diretos importantes para o Pantera. Entre eles está o duelo contra o Ceará, marcado para 12 de outubro, às 21h, no Santa Cruz, justamente no dia do aniversário do clube.
Antes disso, o Botafogo terá pela frente o Athletic, no sábado, às 18h30. A equipe mineira chega embalada depois de vencer o Juventude e tirar o adversário da liderança da Série B.



