Um caso registrado na Santa Casa de Rio Claro chamou a atenção após um bebê de apenas um mês, que havia sido declarado morto, voltar a apresentar sinais vitais cerca de duas horas depois da constatação do óbito. O recém-nascido foi reavaliado pela equipe médica, readmitido na UTI Neonatal e transferido posteriormente para o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho), da USP, em Bauru.
Segundo informações divulgadas pelo hospital, todos os protocolos técnicos e legais para a constatação da morte foram seguidos e, até o momento, não foram identificadas falhas no atendimento.
O caso
Noah Gabriel da Cruz Santos nasceu prematuro no dia 15 de junho com fenda palatina, malformação congênita caracterizada por uma abertura no céu da boca, que pode comprometer a alimentação, a fala, a audição e o desenvolvimento dentário.
Desde o nascimento, o bebê permanecia internado na UTI Neonatal da Santa Casa de Rio Claro e aguardava transferência para um hospital especializado, onde passaria por cirurgia.
Na última quarta-feira (15), data em que completou um mês de vida, o recém-nascido apresentou piora no quadro clínico e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Segundo o hospital, a equipe iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar, que se estenderam por aproximadamente 45 minutos, conforme os protocolos da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Após as tentativas de reanimação, o óbito foi constatado no fim da tarde.
Sinais vitais
De acordo com a Santa Casa, o bebê permaneceu por cerca de uma hora na UTI Neonatal para os procedimentos legais e acolhimento da família. Em seguida, foi encaminhado a outro setor para aguardar a retirada do corpo pela funerária escolhida pelos familiares.
Segundo relato da mãe ao g1 São Carlos, foi justamente uma funcionária da funerária que percebeu que o bebê apresentava sinais vitais ao chegar ao hospital para recolher o corpo. A equipe médica foi acionada imediatamente, reavaliou a criança e confirmou a presença dos sinais vitais.
Noah voltou a receber atendimento intensivo e, na sexta-feira, foi transferido para o Centrinho, em Bauru, utilizando a vaga que já aguardava para continuidade do tratamento.
Hospital
Em nota, a Santa Casa de Rio Claro informou que todos os protocolos técnicos e legais para a constatação do óbito foram rigorosamente cumpridos e afirmou não ter identificado qualquer falha assistencial ou procedimento que devesse ser revisto com base nas evidências existentes no momento da declaração da morte.
O hospital destacou ainda que a UTI Neonatal conta com estrutura especializada e equipe experiente, incluindo a médica responsável pelo atendimento, que atua há 14 anos na área de neonatologia.
A instituição afirmou respeitar as diferentes interpretações sobre o episódio e reconheceu o impacto do caso para a família e para os profissionais de saúde envolvidos. O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.



