Uma campanha de arrecadação de lacres de latinhas possibilitou a compra de oito cadeiras de rodas para idosos atendidos por duas instituições de Ribeirão Preto. Os equipamentos foram entregues nesta segunda-feira (26), em uma ação realizada em parceria com a Polícia Militar.
A Casa do Vovô, no bairro Ipiranga, e o Lar do Jovem Idoso, na Vila Elisa, receberam quatro cadeiras de rodas cada. A iniciativa é conduzida por Maria Luísa, conhecida como Malu do Lacre, e começou em 2016, depois que ela conheceu a possibilidade de trocar lacres de latinhas por cadeiras de rodas.
Malu do Lacre
Segundo o pai de Maria Luísa, Yamonfield, a filha conheceu a campanha durante uma consulta médica e pediu autorização à família para participar. A partir daí, os familiares começaram a juntar os lacres e divulgar a iniciativa entre amigos, pessoas da igreja e pelas redes sociais.
De acordo com Yamonfield, cada cadeira de rodas exige o equivalente a 120 garrafas PET cheias de lacres. A arrecadação depende da participação de moradores, amigos e pessoas que conhecem o projeto e contribuem com o material.
A Polícia Militar também passou a apoiar a iniciativa depois que Malu participou de um projeto de equoterapia no quartel. O tenente-coronel Eduardo da Silva afirmou que a corporação ajudou na entrega dos equipamentos às instituições e destacou o protagonismo da jovem na campanha.
Leia também
Ajuda aos idosos
O Lar do Jovem Idoso, localizado na Vila Elisa, atende 37 pessoas. Para o responsável pela instituição, Guilherme Pires, a doação contribui não apenas para as necessidades materiais, mas também para o bem-estar dos moradores, que podem se sentir mais valorizados com a presença de visitantes e o interesse por suas histórias.
Já a Casa do Vovô atende 145 idosos. Segundo o gestor da instituição, Alex Rodriguez, o número de acolhidos aumentou de 85 para 145 neste ano, e parte deles não tinha cadeira de rodas para se locomover dentro do local.
A chegada dos equipamentos deve facilitar a mobilidade dos moradores e a participação em atividades oferecidas pela instituição, como musicoterapia e inclusão digital.
Como doar
A campanha pretende ampliar a arrecadação para ajudar mais pessoas. Quem quiser contribuir pode procurar Malu pelas redes sociais, no perfil do Instagram @malcreatas, ou entregar os lacres em um batalhão da Polícia Militar. A corporação também passa a funcionar como ponto de arrecadação em Ribeirão Preto.
A iniciativa permite dar uma destinação solidária a um material que costuma ser descartado junto com as latinhas de alumínio, transformando a arrecadação em equipamentos que ajudam na mobilidade de idosos.



