CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Defesa Civil realiza oficina na região para prevenir incêndios no período de estiagem

Treinamento reúne municípios e reforça ações da operação São Paulo Sem Fogo diante de previsão de tempo seco e quente
Defesa Civil
Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza nesta quinta-feira (16) uma oficina da operação São Paulo Sem Fogo na região, com atividades concentradas em Santa Rita do Passa Quatro, na área administrativa de Araraquara. A ação reúne representantes de 26 municípios e mais de 200 participantes.

Segundo o major Vagner Martins, o objetivo é preparar agentes públicos e a população para o período de estiagem, marcado pelo aumento de queimadas e riscos à saúde pública. A iniciativa também inclui a distribuição de equipamentos e orientação preventiva.

Treinamento regional

A oficina faz parte da fase de preparação da operação, que antecede o período mais crítico de incêndios, previsto para os próximos meses. O treinamento envolve diferentes áreas, com orientações sobre combate inicial ao fogo, uso de novas tecnologias e atuação integrada entre órgãos públicos.

Além disso, o trabalho inclui planejamento para manejo de animais afetados pelas queimadas e ações voltadas à preservação ambiental.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Durante o encontro, também são distribuídos equipamentos como abafadores, bombas costais e itens de proteção individual para auxiliar no combate a focos iniciais de incêndio.

Alerta estiagem

A Defesa Civil alerta que o período de seca pode ser mais crítico neste ano, com previsão de tempo quente e baixa umidade. As condições favorecem o surgimento e a propagação de incêndios, principalmente em áreas de vegetação.

Segundo o órgão, a combinação de temperatura acima de 30 graus, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos fortes aumenta significativamente o risco de queimadas.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Diante desse cenário, a orientação é evitar qualquer ação que possa provocar fogo, como queima de lixo ou descarte de materiais acesos em rodovias.

Ação conjunta

O enfrentamento das queimadas envolve diversos setores, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, usinas e produtores rurais. A participação da população também é considerada fundamental.

Casos de incêndio ou práticas ilegais podem ser denunciados pelos telefones 181, 190, 193 ou 199. A Defesa Civil reforça que atitudes simples podem evitar grandes danos.

A programação da operação segue nas próximas semanas em outras regiões do estado, incluindo Ribeirão Preto, onde novas ações estão previstas para maio.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.