CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Duarte Nogueira quer transformar GCM em Guarda Metropolitana

Projeto de lei prevê a integração das corporações das 34 cidades que compõem a região metropolitana
Guarda Metropolitana
Projeto de lei prevê a integração das corporações das 34 cidades que compõem a região metropolitana

Projeto de lei prevê a integração das corporações das 34 cidades que compõem a região metropolitana

A Prefeitura de Ribeirão Preto encaminhará à Câmara, nesta terça-feira, um projeto de lei que altera o nome da Guarda Municipal para Guarda Civil Metropolitana (GCM). A proposta, discutida em encontro de prefeitos da região metropolitana, visa fortalecer a GCM e integrar as corporações das 34 cidades da região.

Integração Regional

Segundo o prefeito Duarte Nogueira, presidente do Conselho da Região Metropolitana, o projeto permitirá a integração das ações das guardas, semelhante ao modelo da região metropolitana de Curitiba. Isso possibilitará ações conjuntas em situações que extrapolem os limites territoriais de cada município.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Detalhes do Projeto

Apesar de ainda estar em desenvolvimento e necessitar de estudos mais detalhados em cada cidade, o projeto prevê um convênio que definirá as estratégias de trabalho da GCM. O prefeito garante que a questão salarial não será alterada, com cada prefeitura mantendo a responsabilidade pelos vencimentos de seus próprios guardas.

Implicações da Mudança

O especialista em segurança pública, Guelfo Pescuma Junior, destaca que a função da guarda permanece municipal, e a mudança de nome não confere poderes para atuação em outras cidades. Embora a integração regional possa facilitar a coordenação, a atuação efetiva em outros municípios não está contemplada na legislação atual. A administração municipal afirma que as atribuições da Guarda Civil Metropolitana continuarão as mesmas, mesmo com a integração regional.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.