CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Horta de hospital psiquiátrico promove inclusão social e geração de renda em Franca

Projeto da Fundação Allan Kardec reúne mais de 20 participantes em atividades de cultivo e venda de alimentos sem agrotóxicos, com benefícios para a saúde, a autonomia e a autoestima
Horta
Projeto da Fundação Allan Kardec reúne mais de 20 participantes em atividades de cultivo e venda de alimentos sem agrotóxicos, com benefícios para a saúde, a autonomia e a autoestima

Uma horta mantida por um hospital psiquiátrico em Franca tem ajudado pessoas em situação de vulnerabilidade a conquistar autonomia, melhorar a qualidade de vida e gerar renda. Criado há sete anos, o projeto reúne atualmente mais de 20 participantes, chamados de oficineiros, em atividades que vão do preparo do solo à comercialização dos alimentos.

A iniciativa faz parte de um trabalho de desenvolvimento humano da Fundação Allan Kardec. Além do contato com a natureza e do aprendizado sobre o cultivo, os participantes encontram na rotina da horta oportunidades de convivência, criação de vínculos e inclusão social.

Saúde mental

As atividades começam cedo e envolvem todas as etapas da produção. Os participantes cuidam dos canteiros, plantam, colhem e preparam os alimentos para a venda. Todo o cultivo é feito sem o uso de agrotóxicos. Entre os produtos estão alface, rúcula, espinafre, couve, mandioca, mamão e jabuticaba, conforme a época do ano.

Valdineia Fernandes, uma das participantes, conta como é a rotina de trabalho. “A gente chega, já lava as verduras, depois põe lá para vender e começa aqui tirar os matinhos, aguar.”

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para João, que frequenta o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) há três meses, o contato com a natureza também trouxe mudanças para a vida pessoal. “Ficar mais tranquilo, né, com contato com a natureza é assim, ajuda bastante. Em casa também a gente aprende a conversar mais com a família, né, ter mais paciência.”

O vice-presidente da Fundação Allan Kardec, Fernando Palermo, explica que a participação nas oficinas pode trazer benefícios para a saúde mental e física, além de contribuir para a dignidade dos participantes.

“Isso impacta diretamente na própria saúde mental e com ganhos, inclusive na saúde orgânica. Temos casos aqui estudados que a pessoa parou de tomar remédio para pressão, várias situações que a gente verifica uma melhoria muito importante no quadro clínico, tanto mental quanto e da parte física e a dignidade”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Geração de renda

Além dos benefícios para a saúde e a autoestima, o projeto oferece uma oportunidade de geração de renda. Os alimentos produzidos são vendidos na portaria do hospital, e o dinheiro arrecadado é dividido entre os próprios participantes. A alface é o produto mais comercializado: somente neste ano, foram vendidos mais de 3,5 mil maços.

A coordenadora das oficinas, Renata Viettes, destaca que a atividade proporciona ocupação e renda para pessoas que antes estavam à margem da sociedade. Segundo ela, alguns participantes também conseguiram ingressar no mercado formal de trabalho.

“Essas pessoas que estavam antes à margem da sociedade, agora elas têm uma ocupação, têm um trabalho, vêm aqui de segunda a sexta-feira, ficam daqui das 8 da manhã às 4 da tarde, ganham o seu dinheiro, né, que toda a renda revertida é para eles. E além disso também a gente tem o nosso objetivo de inclusão no mercado formal de trabalho, que já tivemos oficineiros que foram incluídos no mercado formal.”

Novos vínculos

A convivência e o contato com os clientes também fazem parte do processo de inclusão. Gianine, que participa da oficina, conta que as vendas ajudam a construir novas relações. “A gente faz amizade com as pessoas e tal, né? Além de ser só cliente, acaba virando amigo também.”

Quem visita o hospital também pode colaborar com o projeto comprando os alimentos. Foi o caso de Rosâela, que aproveitou uma visita ao filho internado para levar verduras para casa.

A horta funciona no bairro Cidade Nova, em Franca. Os produtos são comercializados na portaria do hospital, e a compra dos alimentos ajuda a manter a iniciativa, que oferece aos participantes oportunidades de trabalho, convivência e geração de renda.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.