CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Operação de recapeamento chega ao Ipiranga

Depois de três dias em Bonfim Paulista, serviço atendeu a Zona Norte de Ribeirão Preto nesta sexta-feira
Recapeamento chega Ipiranga
Depois de três dias em Bonfim Paulista, serviço atendeu a Zona Norte de Ribeirão Preto nesta sexta-feira

Depois de três dias em Bonfim Paulista, serviço atendeu a Zona Norte de Ribeirão Preto nesta sexta-feira

Dirigir em Ribeirão Preto, para muitos, se assemelha a participar de um rali constante. A qualidade do asfalto, em diversos pontos da cidade, levanta sérias preocupações sobre a segurança e os custos para os motoristas.

O Problema Crônico dos Buracos

A sensação generalizada é de que o asfalto está se deteriorando rapidamente, com buracos que parecem persistir indefinidamente. Motoristas de carros e caminhonetes correm o risco de danos aos seus veículos, enquanto ciclistas e motociclistas enfrentam perigos ainda maiores, dada a vulnerabilidade em meio a essas imperfeições viárias.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Tapa-Buraco”: Uma Solução Paliativa?

A administração municipal mantém um serviço de “tapa-buraco”, que, segundo o engenheiro civil Edgar Curie, é uma medida insuficiente. Ele critica a prática de preencher os buracos com pedra e piche como um desperdício de recursos públicos, argumentando que o trabalho é feito de forma apressada e com materiais de baixa qualidade. “O ideal seria um estudo emergencial de cada via para uma manutenção adequada, com um projeto bem definido”, afirma Curie.

Curie explica que o processo correto envolveria a remoção completa do asfalto danificado, a secagem da área, o controle da umidade e a aplicação de camadas de sub-leito e leito, com o devido tempo de cura. A aplicação inadequada, com a presença de água, combinada com o tráfego intenso, pode levar à deterioração acelerada e ao surgimento de novos problemas.

Recapeamento: Uma Luz no Fim do Túnel?

O secretário municipal de infraestrutura, Oswaldo Braga, reconhece as limitações do material utilizado no “tapa-buraco”. Ele admite que a solução é frágil e não resolve o problema do asfalto deteriorado. Em contraste, um serviço de recapeamento foi iniciado em Bomfim Paulista e no Ipiranga, com um investimento de mais de 12 milhões de reais para recuperar cerca de 50 quilômetros de vias em 12 bairros.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Braga esclarece que os custos de recapeamento são estabelecidos pelo governo federal, com base em normas e cálculos de metro cúbico de massa asfáltica utilizada. O material empregado no recapeamento, o CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), é o mesmo utilizado na construção de rodovias. A previsão é que a operação de recapeamento continue por mais alguns meses.

Embora o recapeamento represente um avanço, a extensão limitada do projeto, em comparação com a vasta malha viária da cidade, levanta questões sobre a abrangência e a efetividade a longo prazo das intervenções.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.