A Prefeitura de Sertãozinho ampliou a distribuição gratuita de repelentes para grupos prioritários como parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O benefício contempla pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 2 a 12 anos e gestantes.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Renan Urizzi, a ampliação busca reforçar a prevenção durante o período de chuvas e temperaturas elevadas, condições que favorecem a proliferação do mosquito. Antes da mudança, a distribuição era destinada a pessoas com 70 anos ou mais e gestantes.
Distribuição
Os repelentes podem ser retirados nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sertãozinho. Para receber o produto, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. A prefeitura utiliza um sistema informatizado para conferir os dados e registrar a dispensação.
De acordo com o secretário, a distribuição começou na semana anterior à entrevista e deve continuar até o início do próximo ano. No momento da retirada, os beneficiários também recebem orientações sobre a forma correta de utilizar o produto.
Prevenção
Renan Urizzi ressaltou que o repelente é uma medida complementar e não substitui os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito dentro e no entorno das residências. Segundo ele, cerca de 70% dos criadouros identificados em Sertãozinho estão dentro dos imóveis, em locais como vasos de plantas e recipientes utilizados para oferecer água aos animais.
Leia também
A prefeitura mantém ações de vistoria e orientação nas casas e realiza mutirões para retirar objetos que possam acumular água. Um novo arrastão estava previsto para novembro, como parte da estratégia para reduzir os focos do mosquito.
Casos de dengue
Segundo o secretário, Sertãozinho registrou 57 casos de dengue ao longo do ano até o momento da entrevista, sem mortes pela doença. Apesar do cenário considerado positivo, ele afirmou que as ações de prevenção continuam para evitar o aumento das ocorrências durante o período mais favorável à proliferação do mosquito.



