CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Compartilhe

Botafogo-SP goleia Londrina, alcança pontuação histórica e Tencati abre detalhes sobre planejamento para 2027

Pantera vence no Santa Cruz e chega aos 51 pontos; Treinador revela que clube já tem jogadores contratados para o Paulistão
botafogo-sp
Foto: João Victor Menezes de Souza/Agência Botafogo

O Botafogo-SP se despediu da torcida em grande estilo na temporada 2026. Na noite de quinta-feira, o Pantera goleou o Londrina por 4 a 0, no estádio Santa Cruz, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe chegou aos 51 pontos e estabeleceu a maior pontuação de sua história na competição desde a adoção do sistema de pontos corridos.

Diante de 1.563 torcedores, o Tricolor dominou o adversário, que já estava rebaixado e entrou em campo com vários jogadores jovens. A vitória também ampliou para seis partidas a sequência de invencibilidade do Botafogo-SP, que soma cinco vitórias e um empate nesse período.

Goleada histórica

O placar começou a ser construído aos 16 minutos do primeiro tempo. Jonathan recebeu pela direita, trouxe para o meio e acertou um belo chute de perna esquerda, marcando seu primeiro gol com a camisa do Botafogo-SP.

Perto do intervalo, Hygor ampliou após uma boa jogada coletiva. O atacante chegou aos 12 gols na temporada e igualou uma marca histórica do clube neste século: Rafael Costa, em 2019, Aílton, em 2006, e Baré, em 2002, também marcaram 12 gols em uma única temporada pelo Pantera. Hygor ainda terá a última rodada para tentar assumir a liderança isolada desse levantamento.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No segundo tempo, Wesley aproveitou uma falha do goleiro Maurício Kozlinski, que perdeu o controle da bola ao tentar fazer um passe, e marcou o terceiro. Aos 26 minutos, Gabriel Inocêncio completou a goleada após cruzamento na área, também anotando seu primeiro gol pelo Tricolor.

Com os 51 pontos, o Pantera chegou à 11ª colocação, com a mesma pontuação do Operário, mas em vantagem no saldo de gols: seis contra menos dois. A posição ainda poderia mudar com os demais resultados da rodada.

Avaliação positiva

O técnico Cláudio Tencati avaliou a temporada e reconheceu que as oscilações impediram o Botafogo-SP de brigar por uma vaga no grupo de acesso. O treinador também apontou que a janela de transferências, com sondagens de outros clubes por jogadores do elenco, afetou a concentração da equipe.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Não há dúvida que a gente sabe que oscilou, a gente gostaria ter ido mais longe. A gente poderia e tinha condições de estar brigando nesse bloco da frente”, afirmou.

Tencati, porém, destacou a reação na reta final e comemorou o fato de o time ter encerrado sua participação em casa com uma goleada, repetindo o placar da estreia como mandante na competição, quando também venceu por 4 a 0, diante do Fortaleza.

A pontuação de 2026 supera os 50 pontos conquistados em 2019, mas não representa a melhor campanha do clube na Série B. Naquele ano, o Botafogo-SP terminou na nona colocação. Nesta temporada, mesmo que vença o último compromisso, poderá chegar a 54 pontos, sem alcançar a posição final de 2019.

Planejamento para 2027

O planejamento para a próxima temporada já está em andamento. Segundo Tencati, o clube trabalha em renovações, saídas e contratações. O treinador confirmou que alguns reforços já estão acertados, embora os nomes ainda não tenham sido divulgados.

O técnico também explicou que a intenção é montar um elenco equilibrado, com quatro meio-campistas de alto nível e espaço para jogadores das categorias de base. O treinador espera pela renovação de contrato com Patrick Brey, mas adiantou que o clube já tem um lateral contratado.

Até o momento, cinco jogadores tiveram as saídas confirmadas: Gui Mariano, Guilherme Queiroz, Arthur Caíke, Kelvin e Ericson. O último, que estava no clube desde 2022, encerra uma passagem de cinco temporadas, com 119 jogos e três gols. Ele foi homenageado antes da partida contra o Londrina.

O Botafogo ainda fecha a participação na Série B no sábado da próxima semana, às 16h30, contra o Juventude, em Caxias do Sul. Depois, o foco será a preparação para 2027. Na próxima terça-feira, a Federação Paulista de Futebol realiza o Conselho Técnico do Paulistão, quando serão definidos os confrontos da competição, prevista para começar em 10 de janeiro.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.