CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ecoponto em Ribeirão Preto recolhe quase duas toneladas de lixo eletrônico

Campanha da AERP recebe computadores, celulares e outros equipamentos; material é encaminhado para reciclagem e reutilização
eletrônico
Foto: Reprodução

A campanha Civilidade nas Ruas, realizada pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AERP), já recolheu 1.906 quilos de resíduos eletrônicos. O balanço foi atualizado no fim de outubro e representa quase duas toneladas de materiais que poderiam acabar no lixo comum ou permanecer sem uso nas casas.

O ecoponto funciona na sede da entidade e recebe equipamentos como celulares, computadores, monitores, servidores, cabos, carregadores e mouses. Em entrevista à CBN Ribeirão, a diretora de Meio Ambiente da AERP, Liliane Bonadio Terra, afirmou que o volume recolhido demonstra que a população procura alternativas adequadas para descartar esse tipo de resíduo.

Segundo Liliane, componentes eletrônicos podem conter substâncias poluentes, como metais pesados e materiais presentes nas baterias. Quando descartados de maneira irregular, podem contaminar o solo e a água.

Reciclagem

Depois de recolhidos, os equipamentos são encaminhados à empresa 56X Tecnologia, especializada em tecnologia e sustentabilidade. O material passa por um processo de separação e decomposição, que permite dividir os componentes entre metais, plásticos e outros materiais.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Parte do que é separado pode ser comercializada e reutilizada na cadeia produtiva. De acordo com a diretora, alguns materiais também são enviados ao exterior para processos de recondicionamento. A iniciativa contribui para reduzir a necessidade de extração de novos recursos naturais e o impacto ambiental da mineração.

Liliane explicou que a AERP não fica com os recursos obtidos por meio da parceria. A entidade pretende reverter o valor arrecadado em serviços e equipamentos destinados à sociedade, como cadeiras hospitalares e cadeiras de rodas.

A campanha não recebe eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras. Esse tipo de equipamento deve ser destinado pelos serviços disponibilizados pela Prefeitura. Já televisores de LCD podem ser entregues no ecoponto.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Expansão regional

A iniciativa também está em processo de expansão para outros municípios. Segundo Liliane, prefeituras têm procurado a AERP porque enfrentam dificuldades para encontrar empresas e estruturas adequadas para dar destinação aos resíduos eletrônicos.

A associação firma convênios com os municípios, recebe os materiais e os encaminha à empresa responsável pelo processamento. São Simão já aderiu à iniciativa. Outras prefeituras interessadas podem procurar diretamente a diretoria de Meio Ambiente da entidade ou entrar em contato com o vice-presidente José Walter Figueiredo.

A diretora também orienta que as pessoas retirem o chip dos celulares e apaguem todos os dados pessoais antes de entregar os aparelhos. Embora os celulares recebidos sejam integralmente destruídos e não reutilizados, a recomendação é uma medida de segurança para proteger informações sensíveis.

O ecoponto da AERP fica na Rua Clemente Ferreira, 331, no portão lateral da Associação de Engenharia, em Ribeirão Preto. A população pode levar os equipamentos eletrônicos diretamente ao local.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.