Primeira audiência da ‘CPI dos Semáforos’ acontece nesta quarta-feira (1º)
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto sedia a primeira audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Semáforos, com o objetivo de investigar o contrato e a execução do Sistema Inteligente de Transporte no município. O superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, é o primeiro convocado a prestar esclarecimentos.
O Início da Investigação
A CPI, composta pelos vereadores Isaac Antunes (PL), Daniel Gobe (Progressistas) e Jean Corauci (PSD), foi criada para apurar os atrasos, o descumprimento de prazos e as mudanças contratuais no projeto. Este projeto previa a instalação de 90 cruzamentos inteligentes e cerca de 30 controladores semafóricos até maio de 2025, com um custo inicial de R$ 19,4 milhões.
Valores Já Desembolsados e Aditivos Contratuais
Até o momento, já foram pagos ao consórcio ITS Ribeirão, responsável pela instalação dos semáforos, um total de R$ 15,6 milhões, referentes a desembolsos realizados entre 2023 e agosto de 2025. O contrato, assinado em novembro de 2022, teve dois termos de re-ratificação. O primeiro, em outubro de 2023, visou ajustes diante de atrasos na entrega de equipamentos. O segundo ocorreu em outubro do ano passado, antes da abertura da segunda fase do projeto, sem que os problemas da etapa inicial tivessem sido solucionados.
Posicionamento da RP Mobi e da Gestão Anterior
A RP Mobi esclareceu que a contratação do sistema inteligente de transporte foi de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo Municipal na gestão anterior, ressaltando que atua apenas como órgão técnico na operação do sistema. A assessoria de Duarte Nogueira, prefeito à época da contratação, afirmou que o objetivo da CPI é verificar eventuais atrasos no cumprimento contratual e avaliar o atendimento aos objetivos previstos nos aditamentos realizados. A gestão anterior aguarda o relatório final da Comissão, confiante na transparência e no diálogo para o fortalecimento das instituições e para o interesse público.
O acompanhamento das atualizações deste caso continuará durante a programação.



